Informações sobre o projeto

Projeto


Cavaleiros medievais: das fontes a comunidade


  • Justificativa: 
      O projeto justifica-se pelos seguintes motivos:
- Pela necessidade sempre presente de se trabalhar conceitos de tolerância e intolerância e a inovação de trabalhar estes conceitos a partir do imaginário dos alunos escolares até à pesquisa empírica do equipamento medieval (ou vice-versa).
- Pela importância da violência escolar e familiar é uma questão séria em nossa sociedade. Muitos destes jovens vivenciam o fato da força ser usada para oprimir, para gerar violência e medo. O ideal dos cavaleiros medievais, segundo as pesquisas sobre as quais se sustenta este projeto, era o de que a força pode ter direção, propósito e ser utilizada a serviço da paz e a serviço do outro, ao invés dos próprios interesses
- Pelo impacto comunitário. Esse é essencialmente direcionado ao público escolar juvenil, professores e estudantes acadêmicos envolvidos no projeto. Visamos à aproximação da pesquisa com o trabalho dos professores escolares e o enriquecimento de experiências de todos os envolvidos, através da troca de conhecimentos e diálogo.
- Pela proposta de indissociabilidade do projeto de extensão com a pesquisa acadêmica e o ensino, desde o nível escolar até o acadêmico. Soma-se está experiência na formação dos estudantes universitários envolvidos. 
- A visitação às escolas poderá mostrar um lado prático e funcional sob uma perspectiva pouco trabalhada da disciplina história. É marcante a presença de um "cavaleiro" vestido em armadura, andando pelo pátio em direção a sala de aula, mais tarde explicando o funcionamento do seu equipamento ou contando episódios marcantes dos anais de cavalaria. O dia se torna "especial" não só para as crianças e os jovens que estudam na escola, mas também para professores e funcionários.


  • Objetivos:

- Levar a discussão de conceitos e práticas de tolerância e intolerância entre os jovens.. ----Discutir esse ideal faz parte, então, da proposta e dos objetivos deste trabalho.
- Tornar o estudo da história algo agradável e mais acessível à comunidade, buscando desconstruir preconceitos estabelecidos através do senso comum.
- Tecer mais um vínculo entre a UFSC com a comunidade. 
- Trabalhar conjuntamente com os professores escolares.

  • Conteúdos abordados

História
Idade Média: feudalismo, vassalagem, cavalaria.
Idade Moderna e período romântico


  • Desenvolvimento do projeto:


o Etapa de planejamento do projeto:
1. Realização de contato com escolas e agendamento das oficinas;
2. Planejamento de atividades de acordo com o número de pessoas presentes, local disponível, público alvo (faixa etária, situação social) e a articulação das disciplinas envolvidas; Estas oficinas consistem de uma parte prática, através da demonstração de lutas medievais, de tiros com arco e flecha, de movimentação com armaduras; e de uma parte voltada para uma maior interação com os alunos.
3. Transporte dos estudantes acadêmicos participantes e equipamento até o local onde será efetuada a atividade, chegando com uma antecedência de 30 minutos para preparação;

o Desenvolvimento do projeto
1. Apresentação do projeto. Utilizando de uma visita “surpresa”, efetuamos uma intervenção em sala de aula, com a entrada dos membros do projeto vestidos com armaduras medievais, depois disso, os mesmos se apresentam, explicando a origem do equipamento, sua ligação com a universidade e a forma como isto será conectado ao conteúdo desenvolvido pelos professores. Explicação das normas de segurança.
2. As intervenções serão organizadas para possibilitar a abordagem interdisciplinar e o diálogo como com as seguintes disciplinas: 
a. Nas aulas de biologia, o professor trabalhará a relação das armaduras com o corpo humano (anatomia). 
b. Nas aulas de Física, o professor poderá trabalhar o lançamento oblíquo, através do disparo de arco e flecha. Ponto de apoio, força aplicada e alavanca através do estudo do design das espadas
c. Química: o professor desta área poderá explicar como as técnicas utilizadas para preservar o metal dos equipamentos, combatiam a oxidação (ferrugem); Como podemos nos enganar com as informações que a maioria das pessoas considera verdadeira (como a cor do bronze). 
d. História: o professor ao trabalhar o período medieval, poderá ter  uma abordagem diferente para cada faixa etária, indo desde o lúdico (procurando gerar curiosidade e interesse), da associação com ícones modernos (jogos, livros e filmes), até uma discussão sobre informações aceitas como verdades e profundamente arraigadas em um imaginário, mas sem fundamentos de acordo com as fontes do período (guerreiros vikings usarem elmos com chifres, por exemplo). 
e. Artes: o professor poderá desenvolver uma atividade coletiva, onde os alunos juntam caixas de leite para fazer os tijolos do castelo montado na porta da sala, por exemplo, pode conectar a disciplina a uma prática ecológica. As caixas depois podem ser enviadas para reciclagem, podendo o valor arrecadado ser usado para uma melhoria na própria escola. Como outra opção, o professor poderá mostrar os avanços das diversas áreas (surgimento do estilo gótico, avanço nas construções de catedrais e prédios). Pinturas e tapeçarias medievais (Bayeux) podem mostrar as habilidades dos artistas do período.

  • Fechamento do projeto

     São planejadas reuniões e a elaboração de relatório parcial logo após cada oficina, se possível com os professores das escolas.
      Relatório final, apresentando a experiência, limites e possibilidades do projeto.
      Serão feitas perguntas em sala de aula e atividades de memória para alunos do ensino básico e fundamental.verificando a participação dos alunos Ao aplicar uma oficina (treino básico de arco e/ou esgrima), os conteúdos abordados serão utilizados pelo aluno para a realização da atividade.